Quem sou eu

Honrada por ser MULHER, amadurecendo e melhorando a cada dia, aprendendo com meus erros e acertos! Extrovertida, um pouco brava, sincera, firme mas também sencivel rsrs... forte em Deus que me fortalece.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A arte de ouvir!

"Portanto meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tiago 1-19)

Penso que Tiago esta dizendo que se aprendermos a ouvirmos seremos mais equilibrados e teremos menos problemas na vida,
Saberemos falar na hora certa, pensaremos antes de expor os sentimentos, pontos de vista, opiniões atraves das palavras; sejam elas boas ou ruins,
Quem já ouviu dizer que alguns perderam um amor por assustar o outro, porque de forma precipitada expõe um mar de amor que o outro não está pronto para ouvir.
As palavras devem ser na medida; para isso é preciso primeiro ouvir, pensar e depois falar, o problema é que a maioria de nós nem pensa e já fala.
Não é vergonhoso quando não temos resposta o pior é uma resposta mal falada!
Outro dia ouvi uma pessoa e por incrivel que pareça não falei nada, mas sai de la com uma satisfação tão grande, sabia que naquele momento eu tinha que ser só ouvidos,
Pude ajudar alguém apenas ouvindo, porque o silencio dentre tantas coisas também diz: Te entendo, conte comigo, estou aqui.
As vezes menos que meia palavra basta!
Essa tarefa não é facil quando ouvimos já processamos a informação e já temos um conceito
que nem sempre é aplicavel, e tudo começa com o ouvido, aprendemos a falar porque primeiro ouvimos alguem falando.
Lembra-se de Papai, mamãe, papa, água rsrs, sem contar os palavrões que aprendi na escola sem se quer saber o que era, nessa ocasião aprendemos por repetição, nem me lembro, mas minha mãe diz que falei papai primeiro.
Em fim o que quero dizer é que agora aprendemos uma nova maneira de falar não mais por repetição mas agora por reflexão.
Ouvir sempre... falar quando já pensei nas consequencias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário